Notícias
Cogumelos, Floresta e Pessoas! | Workshop de Micologia

Conhecer e explorar a diversidade e potencialidades do Reino Fungi

Cogumelos, Floresta e Pessoas! Workshop de Micologia é a proposta do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra para o mês de Dezembro

Dia um de Dezembro a mata do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra vai ser o palco de uma iniciativa que pretende contribuir para aumentar o conhecimento científico sobre o reino dos Fungos.

A iniciativa parte de investigadores do Centro de Ecologia Funcional, em parceria com o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) e com o Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sendo também apoiada pela Agência Ciência Viva.

O objetivo central passa por conhecer mais sobre a diversidade e potencialidades do Reino Fungi, em particular os macrofungos, nomeadamente sensibilizar para a necessidade do rigor na identificação de cogumelos, possíveis confusões entre espécies comestíveis e espécies tóxicas, o papel dos fungos na sustentabilidade ecológica e suas potencialidades na alimentação, saúde e biotecnologia.

Para tal, vai realizar-se um percurso organizado, na mata do JBUC, onde os participantes terão a possibilidade de explorar, através de uma exposição in situ, alguns cogumelos silvestres que habitualmente podem ser observadas em parques e jardins, campos cultivados, florestas de produção e bosques naturais.

Explorar, fotografar, colher e identificar, são alguns dos desafios da primeira parte desta atividade, a decorrer durante a manhã. Já na segunda parte da iniciativa, a decorrer à tarde, a proposta passa por uma atividade de observação em laboratório dos cogumelos colhidos e discussão sobre a necessidade de conhecer a biologia e ecologia dos fungos, sua importância na saúde, produção e conservação dos ecossistemas, e suas potenciais aplicações nos domínios da alimentação, saúde e biotecnologia.

Cogumelos: da biodiversidade ao valor económico e sustentabilidade dos recursos naturais

Todos os anos, sobretudo no Outono, verificam-se casos de intoxicação devido à ingestão de cogumelos silvestres. Por isso mesmo "é premente alertar para a importância de identificar corretamente os cogumelos silvestres, com base num conjunto de características de diagnóstico, mas também dar a conhecer os fungos enquanto elementos essenciais para a sustentabilidade dos ecossistemas, e o potencial do seu valor para o desenvolvimento de novas economias, através da valorização do território e dos seus recursos naturais", comenta Marisa Azul, coordenadora da iniciativa e investigadora, especialista em Biologia, Ecologia e Biotecnologia de Fungos, do Centro de Ecologia Funcional.

Cogumelos , Floresta e Pessoas!! Workshop de Micologia decorre no próximo dia 1 de Dezembro, sábado, no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, das 10h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00. A participação é gratuita, com limite máximo de 50 pessoas. A inscrição obrigatória deve ser feita através do email info.botanico@uc.pt até ao dia 29 de Novembro.

Mais informações através de:

Departamento de Comunicação e Imagem
Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Email: info.botanico@uc.pt
Tlf: 239855215
Tlm : 912395682