Notícias
Contaminação e erosão genética nos anfíbios | Workshop Generosis

Como é que a contaminação química afecta o património genético dos anfíbios? Este foi o ponto de partida do workshop "Contaminant-driven genetic erosion in the skin microbiome of frogs", com organização conjunta de membros do CEF, CEMUC e CESAM.

O workshop aconteceu sexta feira passada, dia 25 de Outubro e teve cinco apresentações por investigadores das universidades de Coimbra e Aveiro e de uma investigadora polaca.

A classe dos anfíbios é a que proporcionalmente tem mais espécies em risco de extinção. Perceber como são afectados pela contaminação química pode ajudar a prever como outras espécies de anfíbios podem sofrer de limitações na diversidade genética.

Este workshop contou na organização com Prof. Dr. Rui Ribeiro e a Dra. Matilde Santos, do CEF, numa co-organização com membros do CEMUC e do CESAM, e insere-se no âmbito do projecto GENEROSI (FCT PTDC/BIA-BIC/3488/2012) - "Erosão genética provocada por exposição a contaminação química: consequências na viabilidade de populações de anfíbios"