Notícias
Open Day UC 2015 - Alunos brasileiros visitam UC

Decorreu nos dias 12 e 13 de Novembro a iniciativa Open Day UC 2015, uma organização conjunta entre elementos do Centro de Ecologia Funcional (CFE), Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e Instituto Educação e Cidadania da Mamarrosa (IEC).

O objectivo da iniciativa é trazer alunos do ensino secundário aos laboratórios de alguns centros de investigação da UC, de modo a demonstrar atividades de investigação, como se faz ciência na UC e a importância de estudar na UC como ponto de partida para uma carreira científica internacional.

Este ano, participou no Open Day um grupo de alunos do Colégio Maria Auxiliadora, de Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, que, para além de visitarem as instalações e de trocarem experiências com os investigadores, tiveram a oportunidade de apresentar os seus próprios trabalhos de investigação realizados durante o ano lectivo.

No programa esteve a apresentação dos trabalhos de investigação dos alunos na Escola Secundária Adolfo Portela (Águeda), uma recepção na Casa da Lusofonia da UC, o acolhimento pelo diretor do DCV e pelo GAD-FCTUC, a introdução aos vários centros de investigação envolvidos, a apresentação dos trabalhos dos alunos, visitas a alguns laboratórios, ao Paço das Escolas e ao Jardim Botânico. O balanço final foi considerado por todos como extremamente positivo.

O Open Day 2015 contou com o apoio do Departamento de Ciências da Vida da UC, Casa da Lusofonia, Gabinete de Apoio à Divulgação da FCTUC e Museu da Ciência da UC.