Notícias
Centro Bio nomeado para prémio europeu

O projeto Centro Bio, da BLC3, incubadora de empresas em Oliveira do Hospital na qual o CFE tem estado ativamente envolvido, está entre os 23 finalistas dos Prémios ‪‎RegioStars‬, na categoria "Crescimento Sustentável" da Europe in my region.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em Bruxelas, no dia 11 de Outubro de 2016, durante a Semana Europeia das Regiões e das Cidades.

O projeto "Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos" constitui na criação de uma nova infraestrutura tecnológica numa área emergente a nível internacional e pioneira em Portugal - as Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos. É uma infraestrutura única para o desenvolvimento da "Bioeconomia" e das "Smart Regions" e da Bioeconomia Circular.

Trata-se de uma nova área tecnológica em Portugal, na qual o país apresenta um elevado potencial pela existência de recursos lenho-celulósicos e hidrocarbonetos passíveis de serem convertidos em novos produtos e promoverem o desenvolvimento de novas indústrias e empresas na área em questão.

Segundo a Representação da Comissão Europeia em Portugal, "ser finalista dos prémios ‪#‎RegioStars‬ não só garante o reconhecimento internacional das regiões e dos municípios selecionados pelas suas abordagens inovadoras e criativas na utilização dos fundos estruturais e de investimento europeus, como representa igualmente um rótulo de qualidade para identificar esses grandes projetos que contribuem para a Estratégia ‪#‎Europa2020‬ para o crescimento e o emprego."