Notícias
Primeiro encontro anual do projeto BiodivERsA ECOSERVE | CFE recebeu 19 investigadores

O Centro de Ecologia Funcional  recebeu o primeiro encontro anual do projeto BiodivERsA ECOSERVE, que decorreu no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra nos dias 11 e 12 de Fevereiro. 19 investigadores de diferentes instituições envolvidas no projecto marcaram presença.

O projeto BiodivERsA ECOSERVE, é uma colaboração entre o CFE e equipas das Universidades de Wageningen (Holanda), Joseph Fourier (França), Rey Juan Carlos (Espanha), Lund (Suécia) e o FIBL (Suiça).

O projecto tenta perceber se  os sistemas agrícolas e ago-florestais são resistentes e resilientes aos efeitos das alterações climáticas e Que práticas poderão os agricultores adotar para tornar os seus sistemas mais resilientes mantendo a produção.

Tendo como base uma forte componente científica onde serão avaliadas a interações entre plantas, microorganismos e fauna do solo, envolvidos no processo de decomposição da matéria orgânica, adaptando uma abordagem funcional, o projeto pretende apresentar medidas "prontas a usar" como forma de aumentar o uso eficiente dos nutrientes e da água em sistemas agrícolas e agroflorestais em cenários de alterações climáticas.