Mostra de ciência dedicada ao solo.

Sabias que 95% dos nossos alimentos provêm dos solos? E que há mais organismos vivos numa colher de sopa de solo do que pessoas na Terra? E ainda que podem ser necessários até 1 000 anos para produzir apenas 2-3 cm de solo?

São diversos, e essenciais, os benefícios e os serviços que o solo fornece ao ser humano, como o papel fulcral na segurança alimentar, na adaptação e mitigação das alterações climáticas, na redução da pobreza e no desenvolvimento sustentável.

De igual forma, são diversas as ameaças que o solo enfrenta: intensificação da agricultura, com a consequente aplicação de pesticidas, a contaminação por metais e outros poluentes, a salinização e a erosão.

O Dia Mundial do Solo (DMS) é celebrado anualmente a 5 de dezembro, desde 2013, ano em que a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu este dia para chamar a atenção para a importância de um solo saudável e de defender a gestão sustentável dos recursos do solo.

O tema para assinalar o DMS este ano é "Cuidar dos Solos: Medir, Monitorizar, Gerir". Este mote pretende destacar a importância de recolher dados e informações exactos sobre o solo a fim de compreender as suas caraterísticas e apoiar a tomada de decisões informadas sobre a gestão sustentável do solo para a segurança alimentar.

Dentro das comemorações, o E3G - Environmental Ecology and Ecotoxicology Group, parceria com outros grupos de investigação do Centre for Functional Ecology - Science for people and the Planet do Departamento de Ciência da Vida da Universidade de Coimbra, com o CNC e com o Município de Cantanhede irá organizar uma mostra de ciência dedicada ao Solo e às suas simbioses com os organismos que não vemos e com os outros que vemos, mas escapam à nossa atenção.

É um universo único, vem descobri-lo connosco!