Grupos de Investigação

Biodiversidade, Conservação e Capital Natural

O grupo de investigação Biodiversidade, Conservação e Capital Natural procura desenvolver o conhecimento e compreensão crítica dos diferentes padrões de biodiversidade, desde os organismos individuais até uma visão integrada da conservação e valorização de recursos genéticos endógenos, promovendo um território mais sustentável. O grupo tem três linhas de investigação.

Ecossistemas Terrestres e Alterações Globais

O Grupo de Ecossistemas Terrestres e Alterações Globais foca-se no funcionamento dos ecossistemas terrestres e suas interações em resposta às alterações globais. O grupo tem cinco linhas de organização, dividida em laboratórios de investigação.

Recursos Marinhos, Conservação e Tecnologia

O Grupo de Investigação Recursos Marinhos, Conservação e Tecnologia promove investigação interdisciplinar sobre a relação entre as alterações climáticas, as alterações induzidas pelo Homem e os impactos de substâncias perigosas nos organismos marinhos, assim como sobre métodos de nutrição inovadores em aquacultura. O grupo está dividido em três linhas de investigação.

Saúde do Solo

Reconhecendo o solo não apenas como um substrato, mas como uma entidade biológica dinâmica, o grupo de investigação em Saúde do Solo foca-se em decifrar as inúmeras interações, processos e mecanismos que constituem as múltiplas facetas da saúde do solo.

Sociedades e Sustentabilidade Ambiental

O Grupo de Investigação Sociedades e Sustentabilidade Ambiental tem como objetivo principal contribuir para uma visão abrangente e interdisciplinar das relações entre Sociedade e Natureza nas suas expressões materiais e discursivas para além das fronteiras epistémicas académicas e não-académicas.

História, Territórios e Comunidades

Dedicado à formação em investigação e à promoção de projetos experimentais, o Laboratório de História, Territórios e Comunidades é um espaço de aprendizagem, experimentação, inovação e partilha de conhecimentos, reunindo especialistas nas diversas áreas do conhecimento relacionado com a História.

Uma Só Saúde

O Grupo de Investigação Uma Só Saúde centra a sua investigação na interdependência da saúde humana, animal e ambiental, assente nos princípios do conceito One Health. O objetivo principal é explorar as intrincadas relações entre meio ambiente e a saúde.

Antropologia Forense e Paleobiologia

O grupo de investigação Antropologia Forense e Paleobiologia debruça-se sobre duas grandes áreas da Antropologia, a saber a Antropologia Forense e o estudo das Populações do Passado.

Bioeletrónica e Bioenergia

A linha de investigação em Bioeletrónica e Bioenergia trabalha na interface da ciência dos materiais, eletrónica e biologia. Projetamos, fabricamos e caracterizamos dispositivos e sistemas que gravam, modulam e registam a comunicação célula-célula.

Ecologia e Ecotoxicologia Aquáticas

O Grupo de Ecologia e Ecotoxicologia Aquáticas foca a sua atividade no estudo dos processos e funcionamento dos ecossistemas de água doce e de transição em diferentes regiões climáticas. O trabalho de investigação pretende, sobretudo, avaliar os efeitos de agentes de stress naturais e antropogénicos.