Grupos de Investigação
Biodiversidade, Conservação e Capital Natural
O grupo de investigação Biodiversidade, Conservação e Capital Natural procura desenvolver o conhecimento e compreensão crítica dos diferentes padrões de biodiversidade, desde os organismos individuais até uma visão integrada da conservação e valorização de recursos genéticos endógenos, promovendo um território mais sustentável. O grupo tem três linhas de investigação.
Recursos Marinhos, Conservação e Tecnologia
O Grupo de Recursos Marinhos, Conservação e Tecnologia promove investigação interdisciplinar que relaciona as alterações climáticas, os impactos antropogénicos nos organismos marinhos, a segurança ambiental e humana, assim como o desenvolvimento da produção sustentável de rações, combinando abordagens de ponta à aquacultura, nutrição e biotecnologia marinha. O grupo divide-se em duas linhas de investigação.
Sociedades e Sustentabilidade Ambiental
O Grupo de Investigação Sociedades e Sustentabilidade Ambiental tem como objetivo principal contribuir para uma visão abrangente e interdisciplinar das relações entre Sociedade e Natureza nas suas expressões materiais e discursivas para além das fronteiras epistémicas académicas e não-académicas.
História, Territórios e Comunidades
Tem como foco principal a História, na sua relação intrínseca com os territórios e as comunidades, compreendendo a amplitude das interligações essenciais das Ciências Sociais e das Humanidades com outras áreas disciplinares suscitadas pelos desafios societais contemporâneos em interação com a complexidade do compromisso global para a sustentabilidade.
Ecologia e Ecotoxicologia Aquáticas
O Grupo de Ecologia e Ecotoxicologia Aquáticas foca a sua atividade no estudo dos processos e funcionamento dos ecossistemas de água doce e de transição em diferentes regiões climáticas. O trabalho de investigação pretende, sobretudo, avaliar os efeitos de agentes de stress naturais e antropogénicos.