/ Grupos de Investigação

Biodiversidade, Conservação e Capital Natural

PIs

Sílvia Castro

António C. Gouveia

O grupo de investigação Biodiversidade, Conservação e Capital Natural procura desenvolver o conhecimento e compreensão crítica dos diferentes padrões de biodiversidade, desde os organismos individuais até uma visão integrada da conservação e valorização de recursos genéticos endógenos, promovendo um território mais sustentável.

A LI Taxonomia, Coleções Biológicas e História da Ciência visa a recolha, curadoria e publicação de dados sobre a diversidade e distribuição de espécies, a clarificação da taxonomia de diferentes grupos biológicos, desde microorganismos a nemátodes, fungos e plantas. Esta LI trabalha a salvaguarda das coleções biológicas incluindo o seu contexto histórico crítico, a valorização dos conhecimentos tradicionais associados e a divulgação da sua importância e atualidade. Nesta LI integram-se o MyCoLab, o FLOWer Lab e o NEMATO-lab, em estreita colaboração com o Herbário e Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

A LI Ecologia e Evolução visa investigar a história natural e os processos evolutivos dos principais grupos biológicos, com ênfase no papel de seleção natural na evolução de plantas e fungos, na especiação e evolução de sistemas reprodutivos, bem como, numa perspetiva aplicada, no papel dos fungos na biodeterioração de documentos antigos, monumentos de pedra ou obras de arte. Integra também o estudo da ecologia, comportamento e conservação de mamíferos e o seu papel nos serviços dos ecossistemas e sua gestão. Nesta LI integram-se o FLOWer Lab, o MyCoLab, o MEBLab e o Laboratório de Micologia e Biodeterioração.

A LI Conservação e Recursos Genéticos visa desenvolver programas de conservação in situ e ex situ associados às espécies ameaçadas presentes na Directiva de Habitats e Listas Vermelhas, incluindo a gestão de habitats e áreas classificadas e estudo de reprodução e desenvolvimento de organismos. Numa vertente aplicada, inclui também a biotecnologia vegetal e a ecologia e ecotoxicologia de abelhas. Nesta LI integram-se o MyCoLab, o MEBLab, o FLOWer Lab, a B-Team, o Laboratório de Biotecnologia Vegetal e Laboratório de Toxicologia Vegetal e Palinologia.

Equipa de investigação

Aitana Ares Yebra

Ana Cristina Rufino

Ana Júlia Oliveira

Ana Margarida Dias da Silva

AC

Ana Santos Coelho

António Abreu

António Gouveia

António Portugal

António Xavier Coutinho

Arthur Veronez de Sousa

Catarina Drumonde Melo

Catarina Fernandes Coelho

Catarina Siopa

Célia Cabral

Daniel Dias Ricardo

Daniel Montesinos Torres

Daniela Cordeiro

Daniela Figueira

DL

David Silva Lopes

Emília Matos Pereira

Euclides Landim

Fátima Sales

Filipe Covelo

Helena Castro

Helena Freitas

Hugo Paiva de Carvalho

Igor Tiago

Ivo Roxo

Joana Maciel

Joao Domingues de Almeida

João Farminhão

João Loureiro

João Rodrigo Velar

João Trovão Antunes

Joaquim Santos

Jorge Paiva

Jorge Sofia

Laura Mendonça

Marcus Frazão

Maria Inês Mendes

Maria Martins Castro

Maria do Céu Madureira

Mariana Oliveira e Castro

Michaela Petropoulou

Miguel Moreira

Nuno Mesquita

PJ

Pedro Gomes Jardim

Rafael Carvalho

Sara Brito Lopes

SR

Sara Reis Rodrigues

Sílvia Castro

Susana Cláudia Gonçalves

Teresa Gonçalves

Tomás Correia