Alunos da Universidade de Coimbra embarcam em expedição científica para estudar poluição marinha

04 abril, 2025≈ 3 mins de leitura

© João Serpa

Alunos da Licenciatura em Biologia Marinha da Universidade de Coimbra, curso ministrado no Campus da Figueira da Foz, participaram numa experiência científica única a bordo do veleiro Melodia, no âmbito da Expedição Portugal Azul. Sob a coordenação da investigadora do CFE Filipa Bessa, docente e coordenadora científica da expedição, os estudantes integraram a equipa de recolha de amostras em mar aberto.

Em colaboração com a tripulação da Ocean Trail Odyssey e com o aventureiro Nacho Dean, líder da expedição, os alunos participaram no lançamento da rede manta, um equipamento especializado na recolha de contaminantes marinhos em suspensão.

Apesar de estarem ainda no primeiro ano do curso, os estudantes tiveram a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos – ou que virão a adquirir – no plano curricular, participando ativamente numa missão científica de campo em ambiente marinho real.

As amostras recolhidas serão agora analisadas nos laboratórios do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra que permitirá identificar, quantificar e classificar os contaminantes presentes. A investigação visa compreender a origem, o tempo de permanência e a trajetória dos poluentes nos ecossistemas marinhos.

Este procedimento será replicado em todas as zonas de amostragem previstas ao longo da rota da expedição, que abrange diversos pontos da costa portuguesa.

A organização local é gerida pelo Rotary CLub Figueira da Foz e conta com vários patrocinadores e colaborações.

Partilhe