Celebrando o legado e a vida de António Joaquim Ribeiro, mais conhecido como António Variações, pretende-se reflectir sobre transformações sociais, culturais e políticas em Portugal desde as décadas de 1940 até a década de 1980. Registando-se que o cantor cruzou, viveu e passou por estas etapas - do trabalho infantil em contexto rural, à migraçao para a grande cidade; da Guerra Colonial às viagens para for do país; da afirmação de um percurso musical suportado pela criaçao de uma imagem inimitável, do sucesso estrondoso até à morte temprana sob o signo de uma doença "maldita".

Objetivo: O colóquio passa pela história de Portugal através das lentes das migrações e emigrações, trabalho infantil, fome, religiosidade, e dicotomia entre as condições de vida rural e urbana; abordando questões de género e identidade; a Guerra Colonial, e a emergência da contracultura pós-revolução Abril de 1974, que assinala o fim da ditadura e a emergência vibrante da Democracia após a queda do Regime. De meados da década de 70 até a primeira metade da década de 80, é a vivência da experiência da Liberdade. A começar pela imprensa livre da censura prévia do regime. Emergem novas sonoridades. A cor, revestindo corpos até então amortalhados em cores escuras. Os costumes registam novas formas de expressar e viver a sexualidade. É concedido o direito ao divórcio. São consignados os direitos das mulheres: ao voto, por exemplo. A viajar sem autorização do conjuge ou do pai. No Teatro, e no cinema, todas as liberdade são concedidas. Nu integral faz a sua aparição em palco. As salas de cinema registamêxitos de bilheteira com filmes como a muito polémica obra prima do japonês Nagasi Oshima, O Império dos Sentidos (1976), a par do pornográfico Garganta Funda (1972) dirigido e escrito por Gerard Damiano que se transformou em objecto fílmico de culto. Em Lisboa, os espectáculos de Transformismo com epicentro no Bairro Alto, são também um culto a que a todas as classes aderem. E toda uma nova forma de viver o espectaculo. E em todos os estes palcos e cenários e movimentos seguimos pontualmente os percursos da vida de António Joaquim Ribeiro/Variações, que ilustra muitas dessas transformações, sem descurar o poderoso legado das suas palavras-poemas e da sua música.

Tópicos de Interesse:

  • Vida rural em Portugal até aos anos 70. Migrações internas: do campo para a cidade, de Portugal para o estrangeiro
  • Questões de género e sexualidade: perseguições, encarceramento, e as possíveis e raras afirmações de homossexualidade. [A infancia de António Joaquim Ribeiro no Minho; a sua vinda para Lisboa, aos 11 anos].
  • Impactos da Guerra Colonial nas sociedades portuguesa e africanas.
  • Experiências de infância e adolescência nas décadas de 1940 a 1970.
  • A emergência da contracultura nas décadas de 1970 e 1980: música, moda, e espaços de sociabilidade alternativa. A homossexualidade sem máscaras. A consagração do direito ao divórcio. Os Direitos das Mulheres. A liberalização dos costumes.
  • A Liberdade de Imprensa e seus reflexos nos costumes e mentalidades.
  • Anos 80. A SIDA/VHI, o “Castigo de Deus”.
  • A vida e o legado de António Variações: a sua sonoridade, a profundidade dos seus poemas/letras de canções, e o entorno cultural e social dos “Queridos Anos 80”.

Data-limite para submissão de resumos/artigos completos: 10 de Outubro de 2024

Datas do colóquio: 5-6 de Dezembro de 2024

  1. Formato:
    • Resumos devem ter entre 300 e 500 palavras.
    • Artigos completos devem ter até 5000 palavras.
  2. Plataforma de Submissão:
  3. Idioma: português, inglês, espanhol.