A Ilha Graciosa, nos Açores, será a anfitriã desta iniciativa, que procura construir um diálogo inclusivo, impactante e transformador sobre o futuro da sustentabilidade das ilhas.
As ilhas e os habitats costeiros, embora de contextos diversos, partilham desafios e oportunidades comuns na procura da sustentabilidade, nomeadamente no que respeita às alterações climáticas, à conservação da biodiversidade e às energias renováveis. Estas regiões são especialmente vulneráveis às alterações ambientais globais, mas também oferecem um potencial único para estudar estas transformações e implementar estratégias inovadoras de sustentabilidade, fornecendo soluções locais para desafios globais.
Como parte da COST Action CA21166 – Social Sciences and Humanities for Transformation and Climate Resilience (SHiFT), Islands for Sustainability procura integrar práticas críticas, colaboração transdisciplinar e envolvimento da comunidade para abordar as complexas dinâmicas da sustentabilidade das ilhas.
Esta iniciativa procura construir redes que transcendam os “silos” disciplinares, assegurando que as vozes marginalizadas, o conhecimento local e os métodos participativos sejam integrados em estruturas de sustentabilidade mais amplas. Ao participar, estará a contribuir para a criação de novos caminhos para a resiliência, a inovação social e o futuro sustentável das ilhas.
Como participar?
Todos os participantes interessados são convidados a apresentar propostas que reflitam a sua visão da preservação e proteção dos ambientes insulares e do seu património natural e cultural único.
O convite à apresentação de contribuições está aberto até 15 de abril de 2025
Estão disponíveis Travel and Subsistence Grants.