O evento pretende aumentar a consciencialização sobre questões de sustentabilidade específicas do mundo lusófono, fortalecendo as comunidades locais e decisores políticos.
Muitos países de língua portuguesa, incluindo Brasil, Angola e Moçambique, entre outros, estão à procura do Desenvolvimento Sustentável. Eles também partilhamdesafios ambientais semelhantes, como o desmatamento, a escassez de água e o impacto das mudanças climáticas. Estes países encontram-se em vários níveis de desenvolvimento económico, muitas vezes dependendo dos recursos naturais. Existe uma necessidade de promover estratégias que equilibrem o crescimento económico com a preservação do meio ambiente, sendo crucial para a prosperidade a longo prazo. É neste contexto que surge o “Simpósio sobre Desenvolvimento Sustentável nos Países de Língua Portuguesa”.
O evento será realizado em português. O idioma comum fornece uma plataforma única para comunicação e compreensão. O Simpósio aproveitará esta unidade linguística para aprimorar o intercâmbio de conhecimentos, melhores práticas e tecnologias sustentáveis. Também criará uma abordagem mais coesa para as metas internacionais de sustentabilidade ambiental e regional. O evento será um acréscimo bem-vindo aos esforços para educar e aumentar a consciencialização sobre questões de sustentabilidade específicas do mundo lusófono, fortalecendo as comunidades locais e decisores políticos.