O Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica de Coimbra (NEB/AAC) está a organizar uma “Homenagem a Jorge Paiva”, Professor aposentado e investigador do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). O evento decorre a 12 de março, pelas 17h, no 1.º andar do DCV, Polo I da Universidade de Coimbra.
«No sentido de homenagear um dos mais ilustres botânicos da Universidade de Coimbra», o NEB/AAC preparou a exposição “35 anos de Postais, Uma Vida de Intervenção”. A ideia surgiu no seguimento do último Postal de Natal - “Ambiente e Desilusão” (2024), no qual o Professor se descreve como desiludido com o facto de ter dedicado toda a sua vida profissional à consciencialização ambiental e não resultar em verdadeiras ações.
«Enquanto futuros biólogos e estudantes da Universidade de Coimbra, sentimo-nos responsáveis pelas palavras do Professor Jorge Paiva e, por isso, criamos esta iniciativa que incluirá três momentos distintos, que serão divulgados ao longo do semestre», revelam os estudantes.
A exposição inclui os 35 Postais de Natal enviados pelo Professor Jorge Paiva entre 1990 e 2024 a centenas de pessoas, naquela que foi uma das mais importantes campanhas de consciencialização ambiental. «Com este momento, ambicionamos não só homenagear o Professor e toda a sua vida, como também continuar a sua luta de consciencialização ambiental, que agora é nossa responsabilidade», afirmam.
Os alunos da FCTUC organizaram ainda o “Concurso Jorge Paiva (Universidade de Coimbra)” destinado a estudantes, docentes, não-docentes e investigadores associados. Esta iniciativa consiste na submissão de projetos para a reabilitação de espaços urbanos, como parques, jardins, rios, entre outros, do distrito de Coimbra. Os candidatos terão de apresentar e defender, perante um júri constituído por docentes e investigadores do DCV, as suas ideias. O vencedor receberá um prémio de 200 euros, anunciado a 14 de maio de 2025.
«Procuramos mostrar que, enquanto Comunidade UC, podemos e devemos ter um papel ativo na vida do distrito de Coimbra, de forma a torná-la mais sustentável e protetora do ambiente. Ambicionamos, assim, pôr em prática todas as palavras e campanhas de consciencialização proferidas pelo Professor Jorge Paiva, ao longo de toda a sua vida, de forma a continuar a sua luta que agora é nossa», concluem.