Estudo da Science mostra que as aves optimizam o tamanho dos frutos consumidos nos limites das suas áreas de distribuição

26 julho, 2024≈ 2 mins de leitura

Os animais conseguem ajustar a sua dieta para maximizar o consumo de energia em relação ao esforço investido na busca de alimento. Por exemplo, as aves procuram frutos que se ajustam ao tamanho do seu bico, uma vez que estes podem ser consumidos de forma mais eficiente.

Para entender o funcionamento dos ecossistemas, é comum considerar que cada espécie tem um comportamento relativamente homogéneo ao longo da sua área de distribuição. No entanto, um estudo recente publicado na revista Science, com a colaboração de dois investigadores do CFE (Ruben Heleno e José Miguel Costa), mostrou que esta é uma simplificação perigosa.

Analisando informações sobre 831 espécies de frutos consumidos por 97 espécies de animais nos seis continentes, os investigadores demonstraram que, perto dos limites da sua área de distribuição, as aves frugívoras são forçadas a otimizar ainda mais o tamanho dos frutos consumidos em relação ao tamanho do seu bico, e que esta pressão é menos intensa no centro da sua área de distribuição.

Estes resultados mostram que as pressões seletivas não são nem homogéneas nem aleatórias ao longo da área de distribuição de cada espécie, e são importantes para compreender como outras pressões associadas às alterações globais podem condicionar a sobrevivência das espécies no limite ou mesmo fora das suas áreas de distribuição históricas.

Partilhe