Jardim Botânico celebrou ciência para todos no Dia da Ecologia
Pequenos e graúdos, em família ou de passagem. Foram vários os que se dirigiram ao patamar junto da Estufa Tropical do Jardim Botânico (JBUC) na manhã ensolarada de sábado, 14 de setembro, para celebrar o Dia da Ecologia junto de investigadores da Universidade de Coimbra. "Há Ciência no Jardim" permitiu "mostrar o que se faz" em vários laboratórios do Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet da UC.
Iniciativas como esta são “fundamentais” para que a ciência possa chegar a sociedade ou, como refere José Paulo Sousa, são “uma forma de chegar a um público a que raramente chegamos”. No Grupo de Ecologia e Ecotoxicologia do Solo do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, o investigador explica que é trabalhada “a componente de avaliação da saúde do solo e também a componente da qualidade, do ponto de vista ecológico”. Para a atividade no Jardim Botânico, mais do que experiências para “mexer e experimentar”, o grupo trouxe “coisas e organismos para observar”. Assim, é dada oportunidade a todos os visitantes para que “se apercebam da diversidade e das funções” no solo.
“E é importante que os públicos em geral se aperceberam da diversidade, de todos os grupos, e do tipo de investigação que se faz”, acrescenta José Paulo Sousa. De acordo com o investigador, “é preciso vir cá fora [dos laboratórios] e mostrar”, garante.
“É muito interessante, quando falamos dos nossos resultados e em pormenores, ver o interesse e a abertura das pessoas para a investigação”, afirma Maria Celeste Dias. A investigadora estava presente também na iniciativa Há Ciência no Jardim. Trabalha “na área da fisiologia das plantas e como estas reagem ao ambiente”, explica. No JBUC, onde já é presença habitual em atividades do género, chegaram para “alertar para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas” no âmbito da investigação que fazem.
Para além da abertura do Jardim, “um sítio magnífico” para dinamizar eventos do género, Maria Celeste Dias sublinha a presença do público, “muito interessado”. “Há também imensos turistas, que ficam muito agradados, gostam de falar connosco e têm muita curiosidade em saber o que fazemos”, explica.
Do solo às abelhas, da produção de alimentos à água, foram vários os temas apresentados pelos investigadores durante a manhã. Com experiências para toda a família, a iniciativa "Há Ciência no Jardim" foi a proposta para a manhã do Dia da Ecologia, assinalado a 14 de setembro. A atividade foi organizada pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra em colaboração com o Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet da UC.
Saiba mais sobre o evento e os projetos presentes aqui.