Submissão de propostas até ao dia 15 de agosto.
O Primeiro Congresso de Arqueologia Contemporânea em Portugal terá lugar em Lisboa, formato híbrido, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, organizada pelo História, Territórios e Comunidades – CFE NOVA FCS e pelo Museu Nacional de Arqueologia.
O âmbito deste congresso é necessariamente amplo. Entende-se por Arqueologia Contemporânea a que é feita sensivelmente nos últimos 200 anos. Ainda que no nosso país esta seja uma área muito recente e que os arqueólogos só recentemente tenham começado a debater estes temas, os achados de contextos domésticos, industriais, rurais, urbanos, em terra ou em mar, são frequentes.
Investigadores em todos os estágios das suas carreiras são bem-vindos, sejam eles académicos, estudantes, arqueólogos empresariais, municipais, trabalhando sozinhos, coletivamente ou com a comunidade. Damos as boas-vindas a todos os investigadores que queiram apresentar os seus trabalhos em arqueologia contemporânea. O objetivo é uma discussão coletiva de como a arqueologia de um passado recente é fundamental para o desenvolvimento de temas que se traduzem como desafios sociais, ambientais, económicos e políticos.
As comunicações terão uma duração de 15/20 minutos que a organização irá agrupar em temas/sessões. Ainda que seja encorajada a apresentação pessoal será possível a apresentação via zoom.
Resumos com o máximo de 150 palavras devem ser acompanhados de título, autores, filiação e email de todos os envolvidos. As propostas devem ser enviadas para CongressoCont24@gmail.com até 15 de Agosto de 2024.