Dia Internacional das Montanhas

11 dezembro, 2024≈ 2 mins de leitura

Hoje, o projeto das Reservas da Biosfera de Portugal aderiu à Rede Mundial das Reservas de Biosfera de Montanha.

Instituído pelas Nações Unidas em 2004, o Dia Internacional das Montanhas tem como objetivo sensibilizar para a importância das montanhas no equilíbrio do Planeta e promover o desenvolvimento sustentável destes territórios.

O tema deste ano – “Soluções de montanha para um futuro sustentável – inovação, adaptação, juventude” – destaca a necessidade de inovação e adaptação nestes territórios, com especial enfoque no papel dos jovens na construção de um futuro mais sustentável.

As montanhas são essenciais para os ecossistemas, guardiãs da biodiversidade que acolhem e de recursos indispensáveis ao ser humano. Abrigam ainda um património cultural valioso, composto por monumentos e tradições desenvolvidos e conservados pelas comunidades que se fixaram nestes territórios. A inovação — como as tecnologias digitais, a agricultura adaptada ao clima e novas abordagens à gestão de recursos — é fundamental para que as comunidades de áreas montanhosas enfrentem desafios complexos, como as alterações climáticas, a pobreza e a conservação da biodiversidade.

Neste Dia Internacional das Montanhas, realçamos o contributo da Rede Mundial das Reservas da Biosfera de Montanha e das Reservas portuguesas que integram esta rede, enquanto exemplos de compromisso com a sustentabilidade e a conservação dos territórios montanhosos. E assinalamos, nesta data simbólica, a adesão do projeto das Reservas da Biosfera de Portugal à Rede Mundial das Reservas da Biosfera de Montanha!

Partilhe