Dia Mundial dos Oceanos: Em busca dos microplásticos perdidos!
No dia 8 de junho, celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos, uma data essencial para chamar a atenção global importância dos oceanos e a necessidade de utilizar os seus recursos de forma sustentável.
Embora muitos países já comemorassem esta data desde 1992, quando foi proposta durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro, foi apenas em 2008 que a Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou o dia 8 de junho como o Dia Mundial dos Oceanos, com a primeira celebração oficial a ter lugar em 2009.
Em 2024, o tema é Catalisar Ação para o Nosso Oceano e o Clima, mobilizando organizações e pessoas de todo o mundo, desde aquários, museus, centros de ciência unidades de investigação, ONGs e governos. As Reservas da Biosfera de Portugal juntam-se à celebração lançando o Desafio Em busca dos microplásticos perdidos.
Um dos problemas mais críticos que o oceano enfrenta é a poluição causada por plásticos e microplásticos (pequenos pedaços de plástico com menos de 5 mm). Os microplásticos estão espalhados por todo o planeta, contaminando diversos ecossistemas marinhos. É urgente reduzir a presença e o uso desses materiais para evitar que continuem a persistir no ambiente e agravem ainda mais essa situação.
Nesse sentido desafiamos toda a população a recolher microplásticos, com foco especial para os pellets de plástico (pequenas esferas). Torne-se um/a cientista cidadã/o e ajude-nos a mapear e identificar estes microplásticos na nossa costa!
Participe AQUI!