Dia Internacional das Reservas da Biosfera
O dia 3 de novembro assinala o Dia Internacional das Reservas da Biosfera, tendo sido celebrado pela primeira vez em 2022.
O dia 3 de novembro assinala o Dia Internacional das Reservas da Biosfera, tendo sido celebrado pela primeira vez em 2022. As Reservas da Biosfera são territórios de importância natural e cultural, empenhados na salvaguarda do património, e no bem-estar e progresso das comunidades locais. A rede mundial de Reservas da Biosfera foi criada em 1976 como a espinha dorsal para a conservação da biodiversidade, restauro de ecossistemas e vida em harmonia com a natureza. Hoje, existem 748 territórios/Reservas da Biosfera em 134 países, sendo 12 em Portugal, três das quais transfronteiriças. A rede desempenha um papel fundamental facilitando a cooperação, fomentando o intercâmbio de conhecimento, e promovendo a partilha de experiências, formação e boas práticas.
Num tempo altura em que debatemos com crescente preocupação a delapidação acelerada de recursos e a transgressão de fronteiras planetárias, é vital redescobrirmos a nossa ligação com a natureza e empenharmo-nos na construção de uma sociedade sustentável. Para tal, é imperativo desenvolver soluções baseadas na natureza, preservar a integridade dos recursos hídricos e das condições climáticas, e salvaguardar os ecossistemas terrestres e marinhos. É nossa responsabilidade coletiva proteger o mundo natural e assegurar o futuro; as Reservas da Biosfera da Unesco constituem um contributo singular e admirável para uma trajetória de desenvolvimento e prosperidade respeitadora dos equilíbrios planetários. (Helena Freitas)
Conheça as mensagens das Reservas da Biosfera celebrando o Dia Internacional das Reservas da Biosfera AQUI.