/ Grupos de Investigação

Sociedades e Sustentabilidade Ambiental

Pls

Fátima Alves

Paula Castro

O Grupo de Investigação Sociedades e Sustentabilidade Ambiental tem como objetivo principal contribuir para uma visão abrangente e interdisciplinar das relações entre Sociedade e Natureza nas suas expressões materiais e discursivas para além das fronteiras epistémicas académicas e não-académicas. Agrega um conjunto diverso de investigadores e estudantes de pós-graduação interessados na pesquisa interdisciplinar dessas relações e processos.

A Sociedade e a Natureza foram historicamente concebidas como entidades separadas e distintas, do ponto de vista ontológico e epistemológico, que deveriam ser estudadas em diferentes campos académicos. Dada a magnitude dos nossos problemas ambientais contemporâneos, esta forma dicotómica de compreender a Sociedade e a Natureza é insustentável e perturbadora. Uma vez que as alterações climáticas, a degradação ambiental, a perda de biodiversidade, as extinções e muitas outras questões mesclam processos humanos e naturais, estes problemas são, inerentemente, socioecológicos.

O grupo procura trazer o pensamento e as preocupações ecológicas para compreender os processos socioeconómicos, políticos e culturais que atravessam as sociedades contemporâneas bem como informar de modo crítico a leitura e compreensão desses desafios socioecológicos contemporâneos e a sua construção social, contribuindo para o seu enfrentamento.

Como grupo de investigação multidisciplinar, desenvolve-se pesquisa que procura evidenciar e compreender os processos socioecológicos subjacentes às dinâmicas das sociedades contemporâneas que instigam à busca de futuros socioecológicos comprometidos com transições ecológicas justas e que acomodem multiculturalidades/ interculturalidades, a luta contra as desigualdades sociais e as extinções, e que estruturem políticas públicas para a natureza e os seus direitos, para as alterações climáticas, a saúde humana física e mental, a saúde planetária e o bem-estar, a biodiversidade, a resiliência das comunidades urbanas e rurais, os sistemas agroalimentares, a ética ambiental, as migrações por motivos ambientais, as transições agroecológicas, bem como reflexões aprofundadas e críticas sobre conceitos dominantes presentes nos discursos e políticas das agendas internacionais, tais como os serviços de ecossistemas, sustentabilidade, educação ambiental, agenda 2030, transição ecológica, entre muitos outros tópicos.

Combinamos abordagens e metodologias das ciências sociais, das artes, das humanidades, das ciências tecnológicas e das ciências naturais para compreender de modo crítico as ameaças contemporâneas ao bem-estar humano e planetário, bem como para interrogar as explicações dominantes para estes problemas, contribuindo para a definição de políticas e estratégias de ação adequadas aos contextos. A investigação em articulação com as diversas linhas do CFE (quer em projetos nacionais, quer internacionais) e a que resulta das dinâmicas de cooperação internacional (quer a nível europeu, quer a nível da lusofonia) tem aumentado.

As investigações realizadas nestes diversos tópicos sustentam a nossa visão de contribuir para a revalorização das interdependências entre os sistemas vivos e a sua ligação aos territórios, os diálogos entre diversas formas de saber e de fazer as mudanças socioculturais transformadoras apoiadas numa cidadania participativa inclusiva que contribua para ultrapassar visões fragmentadas da realidade e permita (re)imaginar futuros saudáveis e sustentáveis.

Equipa de investigação

AA

Alecsonia Araújo

Ana Bijóias Mendonça

AS

Ana Marques dos Santos

Anabela Gato

Anabela Paula

AC

Andreia Cação

Anne Nogueira

Áurea Pinheiro

Aurora Moreira

Beatriz Xavier

CF

Carla Sofia Fernandes

Catarina Schreck

CT

Cortez Taipo

Cristina Galhano

CR

Cristina Ribeiro

Diogo Guedes Vidal

Dula Lima

Edmundo Gallo

EL

Eugênio Lima

Fátima Alves

FM

Fernando Morgado

Filipa Cunha-Saraiva

Flora Piasentim

Gerson Junior

Herbert Dittmar

Isabel Simões Silva

Isabel Tissot

Joana Cabral de Oliveira

Joana Zózimo

João Aldeia

Jorge Moreira

José Tiago Sousa

Júlia Bastos Borges

Madalena Cabral

Márcio Conceição

ML

Maria Patrícia Lemos

Marília Fonseca

Miguel Ferreira

Paula Castro

Paula Nicolau

Paulo Costa

Pedro Mendonça

RC

Rita de Cássia Carvalho

Rosário Rosa

Stefano Ferreira

Teresa Freitas

Teresa Girão

Vanda Viegas

Vitor Ascensão

Vitória Lourenço