O Laboratório de Genómica Ambiental da Universidade de Coimbra dedica-se a avançar a compreensão científica das dinâmicas complexas dos nossos ecossistemas. Desenvolvemos uma abordagem abrangente à genómica, que inclui a análise de genes, genomas, metagenomas, transcriptomas e metatranscriptomes, num esforço constante por interligar as várias disciplinas. Esta síntese fornece perceções aprofundadas sobre a taxonomia e diversidade de organismos existentes e dos seus papeis funcionais num dado ecossistema. A nossa investigação aprofunda-se na linha evolutiva e filogenia de diferentes organismos, visando avaliar a sua capacidade de adaptação e aclimatação a novos ambientes e em exposição a stress ambiental. Ao combinar tecnologias avançadas e dados experimentais, pretendemos elucidar a biologia intrínseca dos organismos, os seus traços funcionais e interações complexas dentro das dimensões ambientais bióticas e abióticas.
Assim, a nossa missão é decifrar sistematicamente a paisagem funcional do nosso ambiente através do prisma da genómica.
Áreas de estudo/atuação
-
- Bioinformática: Utilização de ferramentas e técnicas computacionais para analisar e interpretar dados genómicos.
- Ecologia Molecular: Estudo das interações moleculares entre organismos e o ambiente, bem como o desenvolvimento de marcadores genómicos/genéticos para diferentes tipos de estudos (e.g., conservação, genética populacional).
- Metagenómica Ambiental: Análise da diversidade genética e funcionalidade de comunidades microbianas em ambientes específicos.
- Fisiologia Ambiental: Investigação de como os organismos respondem e se adaptam a fatores ambientais (por exemplo, xenobióticos, stress geogénico).
- Biogeoquímica Genómica: Estudo de como os genes influenciam/interagem com os ciclos biogeoquímicos.
- Conservação Genómica: Utilização da genómica para informar esforços de conservação e restauração.
- Genómica Evolutiva: Estudo da origem e descendência de genes ao longo da evolução e da relação entre diferentes linhagens.
- Sequenciação por “Nanopore”: Utilização da tecnologia de nanoporos para sequenciação em tempo real e de leituras longas, de forma a gerar informação sobre regiões genómicas complexas e possibilitando uma análise genómica abrangente.