/ Laboratórios & Serviços

Laboratório de Antropologia Forense

O Laboratório de Antropologia Forense (LAF), criado em 2014, pertence ao Centro de Ecologia Funcional (Grupo de Antropologia Forense e Paleobiologia), e está localizado no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Portugal). Está focado principalmente na pesquisa e no ensino.

O LAF aloja a Colecção de Esqueletos Identificados Século XXI (CEI/XXI) com 302 indivíduos, todos adultos, sobretudo idosos. O LAF tem vindo a desenvolver uma coleção de esqueletos parcialmente queimados, composta por 56 indivíduos. Além disso, existe também um acervo de 73 Indivíduos não Identificados.

No LAF testamos e desenvolvemos métodos relacionados com tafonomia, intervalo postmortem, perfil biológico, fatores de identificação, patologia óssea, análise de traumatismos e pesquisa em ossos queimados.

Caso queira fazer sua investigação ou estágio connosco, entre em contato com a coordenadora.

Poderá acompanhar o nosso trabalho no Facebook e Instagram, manter-se atualizado com as nossas notícias de eventos relacionados com a antropologia forense e com a antropologia das populações do passado, tanto em contextos internacionais como locais.

Políticas de investigação

Como aceder às coleções?

Para aceder às coleções do LAF, os investigadores deverão estar vinculados a uma instituição académica ou a uma unidade de investigação e entregar um pedido por escrito à coordenadora do LAF (Professora Maria Teresa Ferreira), descrevendo sucintamente a investigação proposta. No caso de alunos que desejam estudar a coleção, deverá ser anexada à solicitação uma carta do seu orientador. Os currículos dos investigadores também deverão ser anexados.

Tenho autorização para estudar a coleção. E agora?

Pode começar a trabalhar na data previamente combinada. Tenha muito cuidado com as amostras para evitar qualquer dano em material de valor inestimável. Não faça nenhum restauro ao material.

Tem de seguir o plano original. Se desejar fazer alguma alteração, envie a proposta à coordenadora do LAF.

Antes de partir, deverá entregar uma lista de todos os indivíduos estudados, os dados brutos recolhidos, e cópias digitais das fotos tiradas (caso tenha sido dada permissão para a recolha de imagens). Uma cópia digital dos trabalhos resultantes da investigação deverá igualmente ser entregue. Não se esqueça de agradecer ao LAF nas publicações e apresentações relacionadas com a investigação (isto é obrigatório).


Contactos

E-mail: lfa@uc.pt

Facebook | Instagram