/ Laboratórios & Serviços

Soil Ecology and Ecotoxicology Lab

O Laboratório de Ecologia e Ecotoxicologia de Solo centra a sua investigação na compreensão das interações dinâmicas no ecossistema solo, particularmente em sistemas agroflorestais. A área da Ecologia Terrestre concentra-se na avaliação das alterações na biodiversidade de organismos do solo, utilizando abordagens baseadas em características taxonómicas e funcionais, e explora os efeitos destas mudanças nos processos ecológicos do solo e na prestação de serviços dos ecossistemas. Destaca-se o impacto das mudanças no uso do solo, das alterações da paisagem e dos eventos climáticos extremos. A área da Ecotoxicologia Terrestre concentra-se na avaliação do risco ecológico de produtos fitofarmacêuticos para os organismos do solo e artrópodes auxiliares, muito alinhada com as necessidades de investigação de autoridades reguladoras como a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA). Inclui o estudo dos efeitos combinados de eventos climáticos extremos e o uso de pesticidas nas comunidades do solo e no seu papel na prestação de serviços dos ecossistemas.

Áreas de estudo/atuação

    • Avaliação de indicadores de saúde do solo: Avaliação taxonómica e molecular (metabarcoding – em colaboração com o ENGL) da diversidade de organismos do solo (microartrópodes e macrofauna) e avaliação de diversos parâmetros moleculares (estruturais e funcionais) em solos agrícolas, florestais e urbanos.
    • Ecologia do solo: Estudo dos potenciais impactos de práticas de gestão do território (incluindo gestão agrícola e florestal, alterações na paisagem e utilização de produtos fitofarmacêuticos) na biodiversidade do solo e suas funções.
    • Realização de ensaios ecotoxicológicos: Realização de ensaios letais e sub-letais com todas as espécies padronizadas (incluindo abelhas) na avaliação de risco para organismos de solo e artrópodes auxiliares utilizando normas ISO e OCDE. Inclui-se aqui também ensaios de semi-campo (Terrestrial Model Ecosystems).
    • Desenvolvimento de ensaios ecotoxicológicos: Realização de ensaios com espécies não padronizadas e desenvolvimento de protocolos de ensaios com diferentes vias de exposição (ainda não padronizadas) para fauna de solo e artrópodes auxiliares.
    • Avaliação de risco ambiental prospetivo: Análise de risco ambiental para substâncias ativas e produtos fitofarmacêuticos para organismos de solo e artrópodes auxiliares, seguindo normas europeias (DG Sante). Aqui inclui-se também a avaliação de risco de misturas em tanque ou de séries de aplicação em campo
    • Avaliação de risco ambiental retrospetivo: Análise de risco ambiental de locais contaminados utilizando a metodologia Tríade da ISO (realização das atividades das 3 linhas de evidência – ecotoxicológica, ecológica e química – e respetivos cálculos de risco).

Equipa

JS
José Paulo Sousa
Coordenação
PS
Pedro Martins da Silva
TL
Tiago Natal da Luz
MS
Márcia Silva
RO
Raquel Ovejero
MB
Marie Bartz
DP
Daniel Paredes
RO
Rui Oliveira
YM
Ying Ma
FS
Fernanda de Santo
Aluna de Doutoramento
SM
Sara Mendes
Aluna de Doutoramento
EN
Eduardo Nascimento
Aluno de Doutoramento
AM
Aline Malfatti
Aluna de Doutoramento
CC
Camila Campello
LP
Lúcio Paiva
Aluno de Mestrado

Contactos

E-mail: e3g@uc.pt